O que é uma mola?
A mola sempre foi utilizada ao longo da história. Até mesmo um galho de árvore resistente pode ser usado como uma mola, exemplo do arco e flecha.
Na Idade do Bronze, mais sofisticados dispositivos de mola foram utilizados.
Durante o século III AC, Ctesibius engenheiro grego de Alexandria desenvolveu um processo para produzir “bronze elástico”, aumentando a quantidade de estanho na liga de cobre, fundindo a liga e endurecendo-a com golpes de martelo. Ele tentou usar uma combinação de molas para operar uma catapulta militar, mas tais molas não eram poderosas o suficiente.
Durante o século II AC, Philon de Bizâncio, outro engenheiro, construiu um dispositivo semelhante, aparentemente com algum sucesso.
Molas foram amplamente utilizadas em cadeados no império romano para manter-los travados.
O próximo passo significativo na história das molas surgiu na Idade Média. Uma serra desenvolvida por Villard de Honnecourtt, cerca do ano de 1250, este utilizou uma roda d’água para empurrar uma lâmina da serra em uma direção, e uma mola para puxar a lâmina de serra na direção oposta.
Molas foram desenvolvidas no início do século XV para substituir o sistema de pesos que os relógios comumente utilizavam. Molas aferidas alimentavam um mecanismo que gerava a freqüência necessária para a movimentação dos ponteiros dos relógios.
Molas foram capazes de viabilizar a construção de aparelhos de relojoaria portátil possibilitando a navegação precisa de navios oceânicos.
No século XVIII, a Revolução Industrial estimulou o desenvolvimento de novas técnicas de produção de molas em larga escala.
Durante a década de 1780, a British usou uma moderna máquina de enrolar molas em sua fábrica. Aparentemente, uma adaptação de um torno mecânico. A máquina carregava um rolo de arame no lugar de uma ferramenta de corte. O fio da bobina foi envolto em um cilindro preso ao torno mecânico. O carro do torno que levava o rolo de arame ao longo do cilindro permitia a variação do espaçamento entre as espiras da mola.
Hoje exemplos comuns de utilização de molas, vão das minúsculas molas que acionam as teclas de celulares as enormes molas que suportam prédios inteiros para protegê-los da vibração geradas por terremotos.